Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
Henrique Raposo
Opinião de Henrique Raposo
A+ / A-

Nem ateu nem fariseu

Carta a uma mãe que tem mesmo o filho em risco

18 set, 2020 • Opinião de Henrique Raposo


A creche deve permanecer aberta. E, se há sítio que deve permanecer aberto quando tudo o resto fechar, esse sítio é a escola.

Olá, como estás? Temos pensado bastante em ti nestes dias de regresso à escola no contexto da pandemia. Tenho pensado em ti, porque tu, ao contrário da maioria dos pais, tens de facto razões para sentir medo. O teu filho é aquele 0,01% que entra no perímetro do vírus.

Na tua cabeça, o medo do regresso à escola é justificado. Esse medo é injustificado nos outros, os 99,99%, os pais de crianças sem as fragilidades gravíssimas do teu. Esta larga maioria deve ter o sangue frio para olhar para a realidade empírica: o vírus não mata crianças; são muito raras as ocorrências. Este vírus é um problema porque consegue matar com uma percentagem elevada idosos com doenças crónicas. Há dias morreu uma bebé com covid e logo surgiu uma onda de medo. Sucede que aquela bebé não morreu por causa da covid, mas sim devido a problemas congénitos gravíssimos.

É uma certeza: o vírus não leva crianças. Não é uma certeza, mas é cada vez mais uma probabilidade bastante alta: as crianças também não são grandes transmissores deste vírus. A Dinamarca abriu as escolas logo em Abril/Maio e não teve uma segunda vaga. E estou a ler papers académicos que confirmam isso mesmo: as crianças não são o foco da transmissão desta doença. Não são, ponto. Criou-se a ideia de que as creches e escolas seriam espaços de incubação e transmissão deste vírus, mas essa é uma ideia feita, um cliché, um medo sem suporte científico. A creche deve permanecer aberta. E, se há sítio que deve permanecer aberto quando tudo o resto fechar, esse sítio é a escola.

Portanto, os pais devem parar de assumir que os seus filhos são um alvo ou um transmissor do vírus; os pais devem tirar os filhos da bolha securitária que só se justifica em casos raríssimos, casos como o teu filho. Aquela improbabilidade estatística, aquele 0,01% tem um nome e rosto, é o teu gaiato, o geniozinho que há dias consertou todas as construções de lego aqui de casa, começando na nave do Yoda e acabando no castelo do Harry Potter. Tenho pedido a Deus que te dê força. Força para evitares aquilo que seria o pior de tudo: fechares o teu fulho em casa, transformares o teu lar num bunker de guerra, reduzires o teu filho às doenças que tem, criares uma epidemia de doença mental em cima da ameaça física. Espero mesmo que tenhas a força para te olhares no espelho e dizer, Senhor, entrego-te esta angústia! Entrego-te isto! Fica com isto, por favor, e seja o Tu quiseres, porque temos de seguir a nossa vida, temos de arriscar!

Porque é que este risco é importante? A ameaça da covid sobre o teu filho é real, mas não deixa de ser uma probabilidade. É forte, mas é só uma probabilidade. O que não é uma probabilidade, o que é uma certeza absoluta é o efeito pesado do #ficaremcasa: se ficasse preso em casa, o teu filho agravaria as patologias de sempre, desenvolveria outras ligadas ao sedentarismo e à questão mental, entraria em ruptura com os irmãos e com o resto da família. Sei que não é grande conforto, sei que estás entre a peste e a cólera, mas, apesar de tudo, fazes bem em assumir que a peste covídica é menos ameaçadora do que as cóleras de sempre. Que Deus esteja contigo, cara amiga.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    18 set, 2020 Lisboa 09:26
    E na Escola, só há "crianças" não é Raposo? Não há auxiliares já com idade, não há a classe de professores mais envelhecida da Europa muitos deles diabéticos, hipertensos, com depressões e dificuldades respiratórias... não: só há "crianças". Logo os pais podem fazer como aquele casal de Leiria, que sabendo que o filho estava infetado, levaram-no à mesma para a Escola onde esteve numa sala fechada com 2 professores e mais 17 "crianças". Mas está tudo bem, o vírus não transmite de "criança" para "criança". O pior é esses 2 professores irem para casa e as "crianças" também terem de ficar em casa porque sem professores não há aulas.