Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
Graça Franco n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Fim das moratórias. Centeno vai ter de “ser criativo” - Graça Franco

Graça Franco

Fim das moratórias. Centeno vai ter de “ser criativo”

30 mar, 2021 • Marta Grosso


Graça Franco avisa: são “muitíssimos” os devedores com créditos que não vão conseguir pagar quando acabarem as moratórias.

N’As Três da Manhã, a especialista em assuntos económicos avança que “são meio milhão de portugueses” os que não conseguem pagar as dívidas aos bancos, bem como “54 mil empresas”.

A maioria destas empresas são “pequenas, médias e micro empresas” e “precisam de uma ajuda urgente”, pelo que devem estar na linha da frente das preocupações dos bancos e do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, que vai nesta terça-feira ao Parlamento falar sobre o fim das moratórias.

Considerando-o “uma caixinha de surpresas”, Graça Franco mostra-se expectante para ver “em que medida [Centeno] consegue ser criativo e negociar o mais rapidamente possível com todos estes devedores”, pois os “bancos estão totalmente interessados em que as empresas consigam pagar” o que devem.

“Senão, vamos acabar como na outra crise, com os bancos com carteiras de imóveis que não lhes servem para nada a não ser para vender aos fundos abutres”, prevê a comentadora.

Por isso, renegociar é agora “a melhor solução”, até porque “neste momento há 3,7 mil milhões de créditos já não pagos, ou seja, malparado”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.