12 set, 2024 • Fátima Casanova
Depois das férias de verão, milhares de alunos começaram esta quinta-feira a regressar à escola para o novo ano letivo.
O tema recorrente, por estes dias, tem sido a falta de professores, mas não é tema único. Para os pais, nesta altura de início de aulas, a segurança dos filhos também é uma prioridade e, a pensar nisso, a PSP regressa com o Programa Escola Segura.
Os conselhos da Polícia para pais e alunos são o tema do Explicador Renascença.
Quais são os conselhos da PSP para um ano letivo sem sobressaltos?
Os primeiros conselhos vão para os adultos. A PSP diz que cabe aos pais e encarregados de educação serem os principais intervenientes da segurança dos alunos.
A pensar nisso a Polícia deixa quatro conselhos: conhecer o horário escolar dos filhos, conhecer os colegas e amigos mais próximos e, se possível, ter os seus contactos.
Também é importante saber em que locais os filhos costumam brincar, assim como os percursos que os filhos utilizam na ida para a escola e depois no regresso a casa, e os transportes que apanham, se for o caso.
Que outros conselhos dá a PSP?
Para além de não falar com desconhecidos, a Polícia aconselha as crianças e jovens a não aceitar boleias, guloseimas, dinheiro ou qualquer outra oferta de pessoas que não conheçam.
No caso de serem abordados por desconhecidos, os alunos devem avisar um adulto na escola e também falarem com os pais.
Já que falamos de dinheiro, muito importante: devem dizer aos filhos para não exibirem dinheiro, bens materiais ou outros valores.
Para as crianças e jovens há alguma recomendação da PSP?
Sim, a PSP aconselha os alunos a não alterarem o caminho que fazem de ida e volta para casa, sem avisar previamente os pais.
Também indica que, sempre que possível, seria desejável que o aluno não andasse sozinho. O melhor é ter sempre a companhia de colegas.e também deve evitar brincar em zonas desertas ou com pouco movimento.
E se acontecer algum imprevisto?
É preciso entrar em contacto com os encarregados de educação. Por isso, a PSP aconselha os jovens a memorizar o número de telefone do pai, da mãe ou de outra pessoa que lhes seja próxima.
Hoje em dia, não é muito comum decorar os números de telefone, mas quando uma pessoa fica sem o telemóvel , pode dar muito jeito.
A Polícia aconselha ainda que em caso de urgência, e apenas nesse caso, pode-se sempre ligar para o 112.
A PSP tem em marcha o Programa Escola Segura. Para denúncias de crimes e esclarecimento de questões, a PSP tem disponível o e-mail escolasegura@psp.pt.