Tempo
|
Euranet
Euranet
Os assuntos da atualidade nacional e europeia numa parceria Renascença Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo

Programa Erasmus para Jovens Empreendedores

25 jul, 2022 • Vasco Gandra, correspondente da Renascença em Bruxelas


O programa funciona como uma troca de experiências. Dá oportunidades a jovens empreendedores que querem aprender e adquirir novas competências e experiências empresariais, por um período de 1 a 6 meses.

O Programa Erasmus para Jovens Empreendedores, financiado parcialmente pela Comissão Europeia, ajuda as novas gerações a adquirir competências necessárias junto de empresários experientes de outros países.

O projeto de intercâmbio visa permitir, depois, iniciar e gerir um pequeno negócio ou projeto empresarial na Europa.

O programa funciona como uma troca de experiências. Dá oportunidades a jovens empreendedores que querem aprender e adquirir novas competências e experiências empresariais, por um período de 1 a 6 meses.

Por seu turno, o empreendedor de acolhimento tem oportunidade de cooperar com parceiros de outros países e conseguir, eventualmente, novas perspetivas de mercado.

Os jovens empreendedores devem ter mais de 18 anos, residir num país participante no programa e ter condições de complementar o apoio financeiro da UE para cobrir as despesas de viagem e estadia.

O apoio financeiro da UE que os candidatos recebem varia entre países. No caso de Portugal, os jovens empreendedores recebem 780 euros mensais durante a estadia (1.100 euros no caso das regiões ultraperiféricas como os Açores e a Madeira ou de empresários com necessidades especiais).

Segundo os dados publicados no site do programa, até agora houve 10674 intercâmbios empresariais, 19.787 novos empreendedores que se candidataram, 12.140 empreendedores de acolhimento que se candidataram, e 45 países envolvidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.