Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Euranet
Os assuntos da atualidade nacional e europeia numa parceria Renascença Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo

Ucrânia. UE fornece equipamentos contra ameaças nucleares e químicas

27 jun, 2022 • Vasco Gandra, correspondente da Renascença em Bruxelas


Seguem para a Ucrânia 300 mil fatos de proteção especializados, 5.600 litros de descontaminantes e equipamentos para operações de descontaminação.

A pedido do Governo ucraniano, a Comissão Europeia mobilizou uma ajuda de cerca de 11,3 milhões de euros em equipamentos médicos e material de proteção contra ameaças biológicas, nucleares, radiológicas e químicas.

Os equipamentos foram obtidos pela União no âmbito do RescEU - o Mecanismo de Proteção Civil da UE. Incluem 300 mil fatos de proteção especializados, 5.600 litros de descontaminantes e equipamentos para operações de descontaminação, explica esta segunda-feira o executivo comunitário em comunicado de imprensa.

O apoio dos 27 inclui igualmente material médico para apoiar os hospitais ucranianos que inclui ventiladores, material de proteção para pessoal médico, máscaras e outros equipamentos.

No total, a ajuda da UE alcança cerca de 11,3 milhões de euros e será fornecida à Ucrânia a partir de stocks de urgência baseados na Roménia, Hungria, Suécia, Alemanha, Grécia e Dinamarca.

"Ao longo dos últimos quatro meses, trabalhámos ininterruptamente para garantir que a UE responde rapidamente aos pedidos da Ucrânia [em termos] de equipamento específico e fornecimentos humanitários. 30 países já doaram bens à Ucrânia através do Mecanismo de Proteção Civil da UE mas, dadas as enormes necessidades médicas causadas pela guerra em curso, mobilizámos as reservas estratégicas da rescEU", afirma Janez Lenarčič no comunicado.

"Os hospitais e profissionais médicos na Ucrânia estão a trabalhar sob fogo e devemos fazer tudo ao nosso alcance para lhes fornecer os equipamentos necessários para salvar vidas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Glória à Ucrânia
    28 jun, 2022 De Portugal 13:44
    Forneçam também misseis de longo alcance, com capacidade para atingir Moscovo. Se a Rússia bombardeia indiscriminadamente a Ucrânia, por certo esta pode e deve fazer o mesmo à Rússia e não se percebe a cautela extrema dos EUA e do Ocidente ao deixarem a Rússia marcar o ritmo da dança.