Tempo
|
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Francisco Jaime Quesado e a sociedade do conhecimento

DECIDIR EUROPA

Francisco Jaime Quesado e a sociedade do conhecimento

26 nov, 2021 • José Bastos


Gestor e professor universitário olha para os desafios da Investigação & Desenvolvimento e Inovação ( I & D + i )

Em consulta pública até terça-feira,31, o próximo quadro comunitário de apoio (o PT 2030) prevê a criação de 25 mil novos postos de trabalho em Investigação & Desenvolvimento e Inovação e desenvolvimento (I & D + i), a duplicação do número de novas empresas de base tecnológica e o aumento de 25% do número patentes nacionais.

O próximo ciclo de Fundos Europeus durará até 2030 e prevê um financiamento de 23 mil milhões de euros em I & D + i. A estes somam-se os cerca de 17 mil milhões de euros do PRR.

A aposta na agenda da digitalização, da inovação e das qualificações tem por base a constatação de que a reduzida notoriedade internacional dos produtos portugueses assenta na reduzida presença de bens de alta e média tecnologia com forte intensidade de conhecimento.

Que futuro então para a Investigação & Desenvolvimento e Inovação e desenvolvimento (I & D + i) em Portugal? – os múltiplos ângulos desta pergunta vão ser analisados por Francisco Jaime Quesado, economista, gestor e um reconhecido especialista em estratégia, inovação e competitividade.

Jaime Quesado foi gestor do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento (POSC), que financiou nos últimos anos boa parte dos projetos estratégicos em Portugal, avalia os desafios do momento e as questões relevantes de estratégia e inovação.

Francisco Jaime Quesado com vários livros publicados sobre Inovação e Conhecimento, o mais recente em inglês, ‘the new way’, foi presidente das ESPAP – Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.