Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Decidir Europa - Paulo Gonçalves e a indústria do calçado

Decidir Europa

Paulo Gonçalves e a indústria do calçado

11 dez, 2020 • José Bastos


Diretor de comunicação da APICCAPS analisa o efeito da pandemia no setor.

A pandemia da Covid-19 está a ter um impacto sanitário a várias velocidades no mundo com maiores e menores taxas de contagiados. Mas as medidas de contenção da propagação do vírus obrigaram a confinamentos da população num processo que, a distintos ritmos, debilitou a economia e ameaçou a sobrevivência das indústrias produtivas.

O setor do calçado não foi imune a este grau de instabilidade, mas o grau de perturbação depende em cada país de múltiplos fatores: a duração e rigor das quarentenas, a dependência dos mercados externos e o tipo de medidas e ajudas aplicadas ao setor.

No plano global sabe-se que as exportações mundiais de calçado caíram praticamente um terço (31,1%), no primeiro semestre de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com o relatório do World Footwear Yearbook, the impact of the pandemic, a queda das exportações globais de calçado, neste período, corresponde a um valor de 17 mil milhões de dólares, na avaliação do WF.

Com Paulo Gonçalves, diretor de comunicação da APICCAPS, vamos conhecer de que maneira a crise sanitária e económica está a afetar a indústria portuguesa de calçado e de que forma se prepara para reagir à turbulência e liderar a transformação à luz da Industria 4.0

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.