Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
Conversas Cruzadas
Programa sobre a atualidade que passa ao domingo, às 12h00.
A+ / A-
Arquivo
O gelo fino, parte 2 - Conversas Cruzadas

CONVERSAS CRUZADAS

O gelo fino, parte 2

26 jun, 2021 • José Bastos


Daniel Bessa, Carvalho da Silva e Silva Peneda e os desafios do pós-pandemia.

O Governo anunciou, esta semana, que o Conselho de Ministros decidiu pôr um travão no plano de desconfinamento. A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, sublinhou que Portugal se encontra na zona vermelha da matriz de risco e que, por isso, "não existem condições para avançar com o plano que estava previsto".

Entre as 15h00 da última sexta-feira, e as 6h00 de amanhã, a circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) volta a estar condicionada. Esta é a medida simbolicamente mais expressiva para conter uma onda com incidência de casos três vezes superior há um ano e com mais doentes internados do que no final de junho de 2020.

Depois de vagas de um discurso mais otimista, o registo dos agentes políticos voltou a ser de cautela, não apenas na Europa, mas também em Portugal. Até Angela Merkel, a chanceler alemã, voltou a recorrer a uma expressão usada em abril de 2020, afirmando que “se desliza em gelo fino” na pandemia.

O alerta do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças é o de que a variante delta - 60% mais transmissível – está agora em instalação e pode ser dominante na União Europeia até agosto e se os países relaxarem medidas não-farmacológicas (máscaras, distanciamento, etc) – com o atual grau de cobertura vacinal – as previsões apontam para uma onda idêntica à do outono de 2020.

Está já perdido o verão de 2021 para a retoma turística? Lições a reter da qualidade das respostas públicas à pandemia? Transparência e comunicação são a chave dos países de sucesso no combate à Covid19?

São perguntas para a análise dos economistas e ex-ministros Daniel Bessa e José da Silva Peneda e do sociólogo Manuel Carvalho da Silva, a olharem também para o PRR, a retoma do crescimento no pós-pandemia e o trabalho, depois de concluída, na última terça-feira, o período de consulta pública do Livro Verde sobre o futuro do Trabalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.