Em todo o mundo, cerca de 2 mil milhões de pessoas vivem em zonas assombradas pela guerra ou pelo conflito. Falamos de um quarto da população mundial!
Entre os milhões de pessoas que vivem em cenários de guerra, muitas são crianças. No mundo, uma em cada cinco crianças vive em contexto de conflito ou está deslocada devido à guerra, e muitas enfrentam a realidade da pobreza extrema (dados da UNICEF).
Se os acontecimentos dos últimos anos nos ensinaram alguma coisa é que a guerra não é um fenómeno apenas de outros continentes, nem uma realidade distante. Cabe-nos levantar os braços e exigir não só o fim das guerras, mas a paz em todos os aspetos da nossa vida.
Viver em paz também significa combater o bullying, a discriminação, o racismo, a iliteracia e os efeitos das alterações climáticas. A paz é ensinar, aprender, corrigir e melhorar.
Neste Dia Internacional da Paz, a 21 de setembro, vamos unirmo-nos para mostrar a nossa solidariedade para com todos os que vivem o flagelo da guerra e exigir aos líderes mundiais o fim dos conflitos.
Como pode ajudar? Pendure na janela um tecido branco (um lençol, uma fronha, uma toalha ou qualquer outro pano branco) e participe no movimento #JanelaBrancaPelaPaz.
Se quiser, pode publicar a foto e/ou vídeo da sua janela nas redes sociais. Utilize a hashtag #JanelaBrancaPelaPaz e identifique a página oficial desta iniciativa: @janelabrancapelapaz.
Este é um gesto simples, mas poderoso que convida toda a gente a ser uma voz ativa pela Paz.