A+ / A-

15 julho 2024

Pedra de Roseta


No antigo Egipto, tanto os faraós como as suas esposas usavam maquilhagem, principalmente um risco preto à volta dos olhos.

Pedra de Roseta

Pensa-se que essa maquilhagem servia pelo menos três propósitos: primeiro o cosmético; segundo, era prático (ajudava a reduzir o reflexo da luz); e terceiro, tinha um lado espiritual, porque esse tal risco preto fazia com que ficassem mais parecidos com o deus Hórus.

Os egípcios estavam muito à frente. Hoje vai ouvir falar deles.

Não de Tutankhamon ou de Cleópatra, nem de múmias ou de pirâmides, mas vai descobrir como começou o nosso fascínio pela história do Egito. E, acredite ou não, Napoleão teve muita culpa nesta história.

Ele e a pedra mais famosa do mundo. Sabe qual é?

Edições AnterioresUm Dia na História
Cone de gelado
23 jul, 2024

Cone de gelado

Relâmpagos
22 jul, 2024

Relâmpagos

Papel Moeda
19 jul, 2024

Papel Moeda

Windsor
18 jul, 2024

Windsor

Roald Amundsen
16 jul, 2024

Roald Amundsen


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.