Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

23 setembro 2022

Roland Garros

Carlos Bastos


Para um tenista conquistar um Grand Slam é quase um sonho. E para conquistar um Grand Slam é preciso vencer o open da Austrália e dos Estados Unidos, o torneio de Wimbledon e Roland Garros, o torneio de terra batida mais famoso do mundo.

Roland Garros

E quando dizemos “terra batida” estamos a ser muito simplistas. Na verdade, o court tem 80 centímetros de profundidade e a primeira camada é formada por pedras, depois cascalho, a seguir areia e rochas vulcânicas que depois são cobertas por sete centímetros de calcário branco e finalmente pó de tijolo vermelho… tudo para dar o ar mais natural do mundo.

E se está a perguntar como se pintam as linhas, bem, raspa-se o pó de tijolo até a camada de calcário, depois deita-se uma camada de óleo de linhaça e, em seguida, aplicam-se duas camadas de tinta branca. Ufa. Uma trabalheira. Mas vale a pena.

Vamos falar de Roland Garros, o homem, o mito, a lenda. Sabe quem foi?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.