A guerra ali ao lado

A Alemanha e a invasão da Ucrânia

A invasão russa da Ucrânia foi um balde de água fria para a Alemanha. A aliança de décadas entre Berlim e Moscovo terminou num divórcio atribulado. O governo alemão gere com muito custo as consequências na política, economia e sociedade. A guerra ali ao lado, na Ucrânia, mudou quase tudo. Neste podcast Renascença explicamos como, em três episódios.

Guilherme Correia da Silva

"Não podemos estar sempre a chorar"

A invasão russa da Ucrânia foi um choque. Um ataque a outro país em pleno século XXI? Foi um banho de realidade para Berlim, que tinha boas relações com Moscovo. Mudou tudo. A "fantasia alemã" sobre Putin terminou. Um milhão de refugiados ucranianos na Alemanha espera agora o fim da guerra.

30 jan, 2024

"Não podemos estar sempre a chorar""Não podemos estar sempre a chorar"
O verde tem muitos tonsO verde tem muitos tons

O verde tem muitos tons

A invasão da Ucrânia foi um teste às amizades e aos princípios alemães. Berlim cortou relações com Moscovo, mas enfrenta um dilema: O que fazer sem o gás russo? E como justificar o envio de tanques para Kiev? O partido Os Verdes, por exemplo, prometeu que nunca enviaria armas para zonas em conflito.

30 jan, 2024

Amigos e inimigos

A Alemanha deixou de estar a meio da ponte entre a Rússia e a Ucrânia. Escolheu um dos lados - o lado ocidental, da Ucrânia e da NATO. Mas como será no futuro? Berlim e os aliados vão manter as costas voltadas para Moscovo até quando?

01 fev, 2024

Amigos e inimigosAmigos e inimigos