Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Elisabete Costa


Boa Noite - 16/08/2021


Na Igreja do Oriente existe uma tradição muito antiga que conta como todos os Apóstolos de Jesus se reuniram em Jerusalém no momento em que Maria estava prestes a abandonar este mundo.

Todos menos São Tomé que estava na Índia. Quando Nossa Senhora fechou os olhos, os discípulos depositaram o seu corpo num sepulcro.

Algum tempo depois Tomé regressou a Jerusalém e insistiu em ver o corpo de Maria, mas quando abriram o túmulo, este estava vazio.

Daí que se tenha criado a tradição da “dormição de Maria” nas Igrejas orientais e a convicção de que a Virgem tinha apenas dormido e nesse momento Deus tinha feito subir ao céu o seu corpo e a sua alma.

Apesar de ser uma tradição festejada desde tempos imemoriais, só em 1950, o Papa Pio XII estabeleceu o Dogma da Assunção de Nossa Senhora e o dia 15 de agosto passou a ser dia Santo em muitos países do mundo.

Ontem celebramos mais uma vez esta festa única de devoção a Maria.

Estes dias servem também para recordar como a Mãe de Deus se torna presente em todos os grandes momentos da nossa história. Portugal está entregue aos seus cuidados e a Virgem prometeu em Fátima, que por cá nunca perderíamos a fé nos eu filho, Jesus Cristo.

Textos antigos referem-se a Portugal como “Terra de Santa Maria” e são inúmeros os Santuários Marianos no nosso país que confirmam essa devoção.

Que assim continuemos, nos braços da Mãe de Deus e nossa mãe.

Olha por nós Maria

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.