Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Segunda-feira, 09 de agosto de 2021

Elisabete Costa


Boa Noite - 09/08/2021


Uma sondagem recente realizada nos Estados Unidos da América revelou que pelo menos 25% dos dos católicos que vão à missa dizem que o fazem «por hábito».

Uma “rotina” que para muitos foi quebrada pela pandemia. O fecho das Igrejas durante um grande período de tempo fez perder o hábito e agora as Igrejas, apesar de abertas continuam vazias.

Um dos responsáveis pela sondagem referida coloca o dedo na ferida e pergunta “se as pessoas ficaram 18 meses sem a sua paróquia e não sentiram falta dela, por que voltariam?”

Esta é a realidade norte-americana! E a nossa ? Quantos iam por hábito à Missa ao Domingo e deixaram de ir ? Quantos vão voltar a ganhar o hábito? Quando é que vão deixar de usar o vírus como desculpa, para ficar em casa ou vão arranjar desculpas novas para não ir à Igreja?

Daqui a pouco acaba o tempo de férias e regressamos à rotina, será que ela vai voltar a integrar a Missa Dominical, não por hábito, mas por convicção, por imperativo da nossa fé ?

As paróquias têm de ajudar, de reatar laços, têm de ser tornar presentes e atrativas na vida dos cristãos. É um trabalho fundamental! Mas, nós que somos o povo de Deus, que eramos a paróquia, que fazíamos parte da comunidade, também temos de fazer a nossa parte

Temos de voltar a dar testemunho! De voltar a marcar a presença e a diferença, na maneira de ser e de estar em Igreja.

Voltemos porque Deus faz falta nas nossas vidas, porque a fé nos é essencial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.