Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Parlamento

Ferro Rodrigues admite projeto de revisão constitucional do Chega

09 out, 2020 - 16:59 • Paula Caeiro Varela

No prazo de 30 dias a contar de hoje, será constituída uma Comissão Eventual de Revisão Constitucional.

A+ / A-

O presidente da Assembleia da República decidiu admitir o projeto de revisão constitucional do Chega, abrindo assim formalmente um processo que permite agora aos restantes partidos submeterem a partir desta sexta-feira quaisquer outros projetos de revisão da lei fundamental.

No prazo de 30 dias a contar de hoje, será constituída uma Comissão Eventual de Revisão Constitucional.

Apesar das dúvidas suscitadas pelo projeto entregue no Parlamento por André Ventura, o parecer da Comissão de Assuntos Constitucionais, pedido por Eduardo Ferro Rodrigues, considera não ter competência para apreciar preventivamente a constitucionalidade de um projeto de revisão da própria Constituição.

Isabel Moreira (PS), relatora deste parecer, deixa clara a sua convicção de que o projeto do Chega “contém normas que violam grosseiramente limites materiais de revisão (…), na medida em que descaracterizariam, se aprovadas, o princípio da dignidade da pessoa humana e direitos, liberdades e garantias sem os quais a Constituição deixaria de ser a mesma”.

Porém, acrescenta a deputada, a sede para fazer essa apreciação seria justamente a de uma comissão eventual de revisão.

Recorde-se que o projeto do Chega prevê, entre outras medidas, a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores.

O despacho do presidente da Assembleia da República faz questão de sublinhar que “o poder de rejeitar uma iniciativa deve ser exercido com a maior cautela, em respeito pelos poderes de iniciativa constitucionalmente reconhecidos”.

Citando o referido parecer da deputada-relatora Isabel Moreira, bem como outras posições defendidas por constitucionalistas, Ferro Rodrigues considera que a “especial complexidade da questão da revisibilidade dos limites materiais de revisão aconselha a que não seja rejeitada uma iniciativa de revisão constitucional que não respeite esses mesmos limites, ainda que de forma evidente, como é o caso".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+