Tempo
|

28,02%
77 Deputados
28%
78 Deputados
18,07%
50 Deputados
4,94%
8 Deputados
4,36%
5 Deputados
3,17%
4 Deputados
3,16%
4 Deputados
1,95%
1 Deputados
4,02%
3 Deputados
  • Freguesias apuradas: 3092 de 3092
  • Abstenção: 40,16%
  • Votos Nulos: 2,93%
  • Votos em Branco: 1,39%

Total esquerda: 91Mandatos
Pan: 1Mandatos
Total direita: 138Mandatos
A+ / A-

Deputada propõe faltas justificadas por luto e assistência a animais de companhia

09 out, 2020 - 18:40 • Redação

Cristina Rodrigues defende que, atualmente, os animais de companhia "são vistos pela grande maioria das pessoas como membros do agregado familiar".

A+ / A-

A deputada não-inscrita Cristina Rodrigues defende faltas justificadas para trabalhadores que tenham de prestar assistência a animais de companhia e quer garantir o direito ao luto em caso de morte do cão ou do gato da família.

Os dois projetos de lei, que já deram entrada nos serviços da Assembleia da República, argumentam que a relação entre seres humanos e os animais de companhia evoluiu nas últimas décadas e, “atualmente, são vistos pela grande maioria das pessoas como membros do agregado familiar”.

Um dos projetos de lei da deputada Cristina Rodrigues (leia aqui em PDF), que foi eleita pelo PAN mas depois deixou o partido, passa pelo alargamento do regime de faltas por motivo de falecimento de cônjuge, parente ou afim e garante o direito ao luto por falecimento de animal de companhia.

O diploma defende o aumento para oito dias de licença em casa de morte “de cônjuge não separado de pessoas e bens ou de parente ou afim no 1.º grau na linha reta”, até cinco dias consecutivos por outros familiares e “até um dia por falecimento de animal de companhia do agregado familiar”.

Atualmente, o Código do Trabalho prevê até cinco dias consecutivos por falecimento de familiares diretos e até dois dias consecutivos por morte de outro parente.

O outro projeto de lei apresentado por Cristina Rodrigues (leia aqui) defende sete faltas justificadas por ano para “prestar assistência inadiável e imprescindível, em caso de doença ou acidente, a animal de companhia do agregado familiar”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    10 out, 2020 15:28
    A vida humana é inviolável. Por isso todas as vidas humanas, sem exceção, são dignas de proteção. E a missão dos políticos e dos agentes de saúde é servir e proteger a vida humana desde o seu início até ao fim natural. Esta Assembleia da República ao aprovar a eutanásia, ficará para a posteridade como INDIGNA! Se não se defende a vida humana em todas as circunstâncias, defende-se o quê?
  • Buzico Santos
    10 out, 2020 11:01
    Uma excelente ideia para que as empresas tenham mais trabalhadores a recibos verdes em vez de os contratar. Parabéns senhora Deputada, é exímia em propor leis que levem ao aumento do trabalho precário.
  • João Lopes
    10 out, 2020 09:03
    Apoiam o aborto e a eutanásia e depois há um amor desmedido pelos animalzitos...

Destaques V+