Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Sem divulgar teste negativo, Trump planeia receber centenas de pessoas na Casa Branca

09 out, 2020 - 22:11 • Filipe d'Avillez

O evento eleitoral está marcado para o 10.º dia desde que o Presidente dos EUA testou positivo para o novo coronavírus.

A+ / A-

Veja também:


O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está a planear uma iniciativa de campanha que promete reunir centenas de pessoas nos jardins da Casa Branca amanhã, numa altura em que ainda está a recuperar de Covid-19.

O evento, marcado para sábado, contará com um discurso do Presidente, feito de uma das varandas da Casa Branca.

A medida está a ser recebida com críticas por parte de pessoas dentro e fora da Casa Branca. Os opositores de Trump acusam-no de irresponsabilidade por promover ajuntamentos de centenas de pessoas em tempos de pandemia, apenas duas semanas depois de um outro ajuntamento, para anunciar a nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal, que poderá ter estado na origem do surto que afetou entretanto a Casa Branca e o próprio Presidente.

Da parte dos aliados de Trump existe a preocupação de que esta decisão possa reforçar e legitimar as críticas à forma como a administração federal tem lidado com a pandemia de Covid-19, que já matou mais de 210 mil norte-americanos.

Trump está também a ser criticado por estar a usar a propriedade presidencial para ações de campanha, algo que muitos consideram ser proibido.

Apesar de o médico pessoal de Trump já ter dito que ele pode voltar à atividade, outros especialistas questionam o bom-senso de o fazer apenas 10 dias depois de ter sido diagnosticado com o novo coronavírus.

Segundo o Centro para Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, é provável que as pessoas com sintomas moderados de Covid-19 já não estejam infeciosos 10 dias depois de terem contraído a doença, mas a especialista em doenças infeto-contagiosas, Phyllis Tien, diz ao jornal “New York Times” que os tratamentos que Trump recebeu indicam que terá tido sintomas severas, pelo que o período de isolamento deveria ser de 20 dias.

Para além deste evento de sábado o Presidente tenciona visitar a Florida, um estado muito importante para as eleições americanas, na segunda-feira.

Donald Trump e Joe Biden têm ainda um debate agendado para a próxima quinta-feira. Biden recomendou que o debate fosse virtual, mas Trump recusou, por isso será presencial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+